sexta-feira, 31 de julho de 2009

Nossa Filosofia

Os tempos mudaram, vivemos hoje no mundo globalizado nos aspectos politico-economico, cientifico-tecnologico e sócio-culturais.
O maior desafio dos tempos modernos é o de adaptar todo um sistema de educação a um novo paradigma de ciência que está surgindo.
Sendo o homem um ser em permanente mudança, tem-se que pensar o processo de educação como infindável e de formação para totalidade, não apenas como conceito. Educar é expansão consciente de limites, estabelecendo e vivendo relações na busca de conjuntos significativos que possam enriquecer o saber humano.
Depois da família, a escola é o espaço privilegiado para aquisição de conhecimentos e a propagação de valores sociais e culturais nesse sentido a E.M Benvindo Taques Horta baseia-se na posição filosófica de crença no ser humano e em sua capacidade de atualizar suas potencialidades. A escola há de ser vista dinamicamente, não unicamente o que ela é, mas sobre tudo que se tornará. Partindo desta posição, caberá a nos criar condições facilitadoras para esse desabrochar através de um clima de liberdade, de democracia, de respeito às características pessoais e as diferenças individuais.
Deve-se compreender, enriquecer e valorizar a bagagem do aluno, respeitando os padrões e valores de seu grupo sócio-cultural, ampliar seu repertório sem invalidá-lo culturalmente, contribuindo assim, para a formação da personalidade do aluno e sua integração no ambiente, através do ajustamento de suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário