sexta-feira, 31 de julho de 2009

Alguns de nossos objetivos

A escola que se busca construir é aquele cuja gestão democrática estabelece o compartilhamento de responsabilidade,, a convivência pacifica das diferenças e a integração constante com a comunidade onde está inserida. É também na escola que se constroem as relações humanas. Nela encontra-se a essência e razão primeira de ser quando se coloca como instituição social de construção de saberes e de praticas pedagógicas administrativas transformadoras, voltadas para a efetiva formação do cidadão brasileiro.
Queremos um ensino de qualidade, onde as realidades humanas do educando possam se ajustar de maneira a levá-los a realizar-se plenamente.
A escola não pode ser um espaço onde só se passe conhecimentos, ela também precisa ser o lugar onde o aluno se sinta amado, respeitado em seus direitos estimulados a cumprir os seus deveres, tendo por base um dialogo e o entendimento obstante entre escola, pais e comunidade.
Na escola cada um tem sua parcela de responsabilidade e tem tarefas especificas a realizar, visando à educação dos alunos. O que não dispensa o imprescindível papel da família.
O educando precisa sentir-se amparado, protegido e orientado pelos pais, equipe pedagógica e direção. Os três devem trabalhar em comum acordo.
 Que a direção possa ser como um regente de orquestra, tendo sempre diante de si uma partitura, através da qual todos têm de atuar harmonicamente: pais, alunos, comunidade, professores e funcionários. A partitura há de ser os ideais e os objetivos gerais e específicos da escola.

 Que o professor tenha um compromisso político pedagógico de modo a planejar, desenvolver e avaliar as atividades sempre considerando as reais necessidades do seu aluno. Que nos encontros realizados na escola haja abertura, dialogo socialização, informação e vivencias que contribuam para formação de cidadãos e capazes de intervir criticamente na sociedade em que vivem

Objetivos Gerais
Desenvolver o potencial criativo dos alunos a partir de exercícios, atividade e motivações desinibidoras, levando-os a descoberta de suas potencialidades e de sua cidadania, através do envolvimento em projetos de cunho sócio-educativo.
A formação de consciência social, critica, solidaria e democrática onde o educando, inclusive os portados de necessidades especiais, vai gradativamente se percebendo como agente do processo de construção do conhecimento e transformações entre os homens em sociedade, através da ampliação e recriação de suas experiências, da sua articulação com o saber organizado e da relação da teoria com a pratica, respeitando-se as especificidades das de cada modalidade de ensino ofertado.

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